Nossa História

Somos a Igreja Presbiteriana Independente de Marília, parte integrante do Reino de Deus na face da Terra que tem por finalidade anunciar aos homens a salvação em Cristo Jesus. Cremos na Bíblia, revelação completa e perfeita de Deus, única regra de fé e prática e autoridade suprema nas decisões eclesiásticas e pessoais dos membros. Adotamos o sistema presbiterial de governo, daí o nome Presbiteriana. Independente, pois pertence ao grupo de igrejas presbiterianas genuinamente brasileiras, administrativamente desvinculadas das missões norte-americanas.

Assim a IPI de Marília crê, proclama, e trilha a história nestes 80 anos, que, com gratidão comemora ao longo deste ano. Nossa história é pontilhada por dificuldades, mas pautada em muito trabalho, dedicação e dependência do Senhor da Seara. No início, éramos uma simples Congregação da IPI de Gália. Em 14 de junho de 1931, a Comissão Organizadora composta pelo Rev. Azor Rodrigues, o Rev. Lauresto Rufino e o Presbítero Leopoldo Vieira Filho veio até Marília e oficialmente organizou a igreja, contando com o trabalho dos membros fundadores: Rubens Alcoba Ruiz, Patrocínio de Oliveira, José Ribeiro do Lago, João Lopes, Miguel Lopes, Adelaide Pozzetti, que hoje são lembrados como valentes baluartes numa causa que arvorou, floresceu e fruticou. Fomos a igreja mãe de todas as IPI´s da Alta Paulista, gerando, ao longo da história as IPI´s de Tupã, Oswaldo Cruz, Rinópolis, Vera Cruz, Garça, 2ª e 3ª IPI de Marília, e outras três congregações nas zonas Oeste, Sul e Sudoeste.

Fomos pastoreados pelos reverendos: Olímpio B. de Carvalho, Lauro de Queiroz, Joel M. Miranda, João Rodrigues Bicas, Erintos B. Carvalho, Lauresto Rufino, Álvaro Simões, Atílio Fernandes, Jonatas do Vale, Jersy Nunes, Edgard Winand, João Rodrigues, Alcides C. de Moraes, Jonas Nogueira, Tercílio de A. Coutinho, Wilson R. Sales Devidé, Antonio Carlos Nasser, Odemir Suplano, Hilton F. de Oliveira e Marcelo Glória Gomes de Paula. A todos eles a igreja reporta-se com gratidão e reconhece que cada gestão pastoral correspondeu a um período de sonhos, ideais e realizações. Aliás, os crescimentos numéricos, espirituais e expansionistas confirmam isto. Nosso espírito empreendedor nos levou a investir em frentes de cooperação com a sociedade mariliense. Inauguramos, há quinze anos atrás, o Colégio Água Viva, que hoje conta com 510 alunos, preza pelo ensino confessional. Preocupados com a restauração de vidas, firmamos parceria com o Esquadrão da Vida, como parte da sua visão evangelística, recuperando dependentes químicos e alcoólatras. Nosso templo, situado à Rua quatro de Abril número 551, recebe e acolhe com prazer todo os que comparecem às nossas programações.

Os ministérios com Jovens, Música, Famílias, Missões, Intercessão, Diaconia, e Educação Cristã, formam a vida orgânica de nossa comunidade, hoje dirigida por um Conselho, atualmente composto pelos pastores (Rev. Jean Douglas Gonçalves, Rev. Dirceu G. M. Barros Jr., Rev. Valdir Terencio Gaudenzi Junior, Rev. Rene Gomes ) e sete presbíteros (Tércio Messias, Cláudio Marvulo, Rafael Biancalana, Helder Marcatto, João Carlos de Almeida Paes, João Jacob Perez, Moises Gimenes Martins Jr. ). Cada ministério conta com atividades e programas que mantêm viva a chama de serviço cristão. A comunidade, em seu ano do Jubileu de Carvalho, reporta-se ao texto do Salmo 126:3 – “Grandes coisas fez o Senhor por nós, e por isso estamos alegres”.

secretaria@ipimarilia.com.br
(14) 3433-2856 / (14) 98146-8149
Rua 4 de Abril, 551 - Centro
Marília - SP
secretaria@ipimarilia.com.br
(14) 3433-2856 / (14) 98146-8149
Rua 4 de Abril, 551 - Centro
Marília - SP